A Troller é uma marca originalmente brasileira fundada em 1997, na cidade de Horizonte/CE, com o nome de Troller Veículos Especiais S.A.
O nome Troller é uma espécie de derivação aportuguesada da palavra inglesa troll. Entre outros significados, troll designa um personagem das lendas escandinavas que habita florestas e cavernas da Noruega, protege os seus visitantes, é fiel, leal e traz sorte, mas fica bravo se ameaçam o seu habitat. A alusão evoca a similaridade entre o personagem e o Troller T4, dada a alta e reconhecida confiabilidade do veículo em terrenos difíceis.
1994 a 1998
O início do projeto do primeiro veículo foi em 1994, quando Rogério Farias, um engenheiro cearense, iniciou o desenvolvimento do veículo, que após aperfeiçoamentos, teve suas primeiras unidades vendidas para pilotos de rally. Assim a marca fez das competições um laboratório de desenvolvimento para o produto.
![]() |
O primeiro Troller: Rf Sport de 1997 |
Em 1997, com a grande demanda surge a necessidade de expansão, Rogério Farias associa-se ao empresário cearense Mário Araripe iniciando o processo de produção em linha do primeiro modelo da Troller, o RF Sport com motor 1.8 à gasolina. No ano seguinte o veículo recebeu o motor 2.0 de 110 cv.
2000
Foi neste ano que se deu início a história de sucesso da Troller em competições internacionais como o Paris-Dakar e nacionais como o Rally dos Sertões.
2001
Esse foi um ano de transformações radicais no Troller, que passou a se chamar T4. O carro teve mudanças de carroceria, chassi, eixos, suspensão, acabamentos, entre outras alterações, inclusive do motor que passou para o MWM 2.8 Turbodiesel de 132 cv.
Conquistou o título da Campeã Mundial de Rali na categoria T 3.2 Diesel, passou a contar também com a versão de capota rígida.
2002 a 2004
Em 2002 o Troller T4 ganhou ainda mais melhorias como: porta traseira, novos eixos, freio a disco nas 4 rodas e roda livre.
Rogério Farias desliga-se da Troller S/A e parte para novos projetos.
Com espaço consolidado no mercado e com o nome forte no esporte, a Troller criou em 2003 a sua própria competição, a Copa Troller. Um rally de regularidade feito para os clientes da marca usufruírem de todo o potencial do Troller T4 em seu ambiente natural: as trilhas. Mais que uma competição, a Copa Troller é um grande evento que reúne família e amigos num clima de descontração e contato com a natureza.
Ainda em 2003, a Troller deu mais um passo para expandir sua marca desenvolvendo veículos especiais para diversas aplicações atendendo empresas e órgãos governamentais que necessitam de um meio de transporte robusto e durável para superar obstáculos em terrenos irregulares como mineradoras, bombeiros, polícia florestal, entre outros.
2002 a 2004
Em 2002 o Troller T4 ganhou ainda mais melhorias como: porta traseira, novos eixos, freio a disco nas 4 rodas e roda livre.
Rogério Farias desliga-se da Troller S/A e parte para novos projetos.
Com espaço consolidado no mercado e com o nome forte no esporte, a Troller criou em 2003 a sua própria competição, a Copa Troller. Um rally de regularidade feito para os clientes da marca usufruírem de todo o potencial do Troller T4 em seu ambiente natural: as trilhas. Mais que uma competição, a Copa Troller é um grande evento que reúne família e amigos num clima de descontração e contato com a natureza.
Ainda em 2003, a Troller deu mais um passo para expandir sua marca desenvolvendo veículos especiais para diversas aplicações atendendo empresas e órgãos governamentais que necessitam de um meio de transporte robusto e durável para superar obstáculos em terrenos irregulares como mineradoras, bombeiros, polícia florestal, entre outros.
2005-2006
Para o Rally dos Sertões de 2005, a Troller fez um T4, versão especial de competição, para 21 clientes. Foi a maior equipe da história do Rally dos Sertões.
2006 foi mais um ano de mudanças para o T4. As mais importantes foram o novo motor NGD 3.0 eletrônico de 163 cv, novo sistema de embreagem, amortecedores e rodas.
2006 foi mais um ano de mudanças para o T4. As mais importantes foram o novo motor NGD 3.0 eletrônico de 163 cv, novo sistema de embreagem, amortecedores e rodas.
Desde de fevereiro de 2006, no entanto, a Troller passou a disponibilizar a picape Pantanal. Com esses dois produtos, a montadora ampliava sua atuação no nicho de veículos especiais em que se posicionava. Mais tarde a picape Pantanal foi retirada do mercado, e as unidades que haviam sido vendidas foram recompradas pela Ford, pois apresentaram problemas no chassi.
2007-2008
![]() |
Linha de produção, em Horizonte-Ce |
No ano de 2007, a Troller foi adquirida pela Ford Motor Company Brasil LTDA que passa a fazer parte do grupo, juntamente com Lincoln, Mercury, Mazda e Volvo oferecendo, desde então, toda a tecnologia e recursos para os processos de produção e desenvolvimento de produtos.
Em 2008 a fábrica foi remodelada com novas tecnologias e recursos de manufatura para a produção do Troller T4. Além de aumentar a produtividade, as mudanças contribuíram para aprimorar a qualidade do produto, tendo como foco principal a ampliação do mercado e a satisfação dos clientes.
2009
A Troller apresenta o novo Troller T4 com mais de 500 novas peças como: dianteira reestilizada, pára-brisa com vidro curvo, grade removível, capota removível mais leve, apliques nos pára-choques, novo padrão de acabamento com o interior totalmente novo, uniformização das peças com itens próprios e da cadeia produtiva da Ford. Tudo para aprimorar a qualidade do produto com harmonia e estilo sem comprometer o seu incrível desempenho e robustez.
Esse também foi o ano recorde de vendas da Troller, consolidando seu espaço para vendas especiais, atendendo empresas e órgãos governamentais como a Polícia do Ceará, Secretaria de Saúde do Maranhão, dentre outros.
Hoje, a Troller conta com uma Rede de 21 Distribuidores, além de Postos de Assistência Técnica credenciados por todo o Brasil.
No distrito industrial de Horizonte, a 37 quilômetros de Fortaleza, operam os departamentos de design, engenharia, produção e recursos humanos e, em São Bernardo do Campo, os departamentos comercial, marketing, pós-venda e suprimentos.